Seu primeiro HTML!

ATENÇÃO! Parece uma terrível propaganda, mas faz parte do conceito do post ele vir simplezinho! Utilizarei nesta página apenas os elementos que forem abordados ao longo da postagem, para que, com próximas edições, a gente consiga notar juntos o seu progresso :D




Como uma grande apreciadora de sites pessoais, a partir de hoje iniciarei esta série de passo-a-passos para iniciantes de HTML (a linguagem que usamos na estruturas de páginas na web). A ideia é que vocês possam aprender do zero o desenvolvimento da parte visual de um site.
Quando eu digo do zero, imagino um leitor que não tem contato com códigos e programas que envolvem códigos, mas é importante que tenha algumas ferramentas:

  • Um computador funcional, preferencialmente com acesso à internet
  • Um navegador instalado no computador, como o Microsoft Edge, Firefox ou Chrome

  • O início de tudo: programas

    Nesses passo-a-passos, iremos fazer muitas atividades práticas. Por isso, é importante já ter um programa para escrever seus códigos desde o início.

    Bloco de notas: para qualquer um

    Pra falar a verdade, o HTML é bem conveniente porque você pode escrevê-lo em praticamente qualquer lugar. Por isso, para quem tem computadores velhinhos e sem muita memória, pode ser o caso de usar até mesmo o aplicativo de bloco de notas que já veio baixado no computador para começar. O único problema é que eles são bem simples, com plano de fundo branco e letras pretas. A visualização do código pode ficar um pouco difícil, mas nada impossível de lidar.
    Como criar um arquivo HTML no bloco de notas?
    Para Windows 11, essa é uma tarefa bem simples! Abra seu bloco de notas e clique para salvar o arquivo. Na parte de colocar seu nome, escreva "(o nome do seu arquivo).html". Para que o computador não confunda isso com qualquer outro arquivo de texto de bloco de notas, selecione no campo "Tipo" a opção "Todos os arquivos". Pronto! Você criou um arquivo HTML!

    Replit: acesse em vários lugares diferentes

    Também pode ser o caso de iniciar por meio de sites de programação que permitem que você escreva seu código em qualquer lugar (e visualize seus resultados em tempo real). É o caso do Replit, que é bem amigável para iniciantes! Inclusive, se você não tem um computador próprio, ele pode ser legal para que possa acessar por vários lugares diferentes!

    Visual Studio: queridinho de muitos

    Se você não se enquadra nessas situações, eu super recomendo usar o Visual Studio 2022 ou o Visual Studio Code, ambos da Microsoft. Eles são utilizados por muitos profissionais da programação, são bem versáteis e razoavelmente fáceis de começar a usar. O grande lance dele, nesse momento, é como ele automaticamente coloca cores no código. Elas ajudam a visualizar melhor as coisas que está fazendo e até se está cometendo algum erro grosseiro!

    O que é o HTML?

    EM CONSTRUÇÃO! Logo terá a oportunidade de aprender mais um pouco!